Roteiro de Fim de Semana em Paraty

Situada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, Paraty encanta seus visitantes com sua combinação única de cultura, história, natureza, arte, e gastronomia. É claro que um fim de semana não é suficiente para conhecer a cidade em todos os seus aspectos, mas sem dúvida nenhuma uma visita num final de semana pode ser incrível e bastante proveitosa.

O primeiro passo para planejar a viagem é escolher a hospedagem. Consideramos que ficar hospedado dentro do centro histórico é a melhor opção, principalmente pela facilidade de se deslocar entre as famosas ruas de pedra, já que dentro do centro não entra carro.

Uma breve pesquisa na internet nos levou a escolher a Pousada Flor do Mar. Essa aconchegante pousada localizada em frente ao cais foi um grande acerto. Apesar de ficar dentro do centro histórico, é possível acessar de carro contornando a região, e estacionar na frente da pousada. A excelente localização também possibilita acesso a pé aos bares e restaurantes da região.  A pousada é gerenciada pelos proprietários, tornando o atendimento bem personalizado. São apenas 7 suítes, todas com TV a cabo e wi-fi. O café da manhã é ótimo, servido no jardim e conta com uma grande variedade de pães, sucos, e bolos, tudo bem caseiro.

A viagem de carro a partir de São Paulo é longa, cerca de 300 km que levam quase 4h para serem percorridos. Saímos de casa na sexta por volta das 19h e chegamos perto das 23h. Jantamos no restaurante Banana da Terra, especializado em culinária caiçara, que para nós é o mais caro melhor de Paraty. O ambiente é bastante acolhedor, atendimento excelente e a comida é muito saborosa.

PARATY3

Restaurante Banana da Terra

No dia seguinte acordamos cedo dispostos a fazer um passeio de barco pelas ilhas e praias da baía de Paraty. Existem inúmeros barcos atracados no cais oferecendo pacotes de passeios de um dia. Os principais pacotes oferecem o passeio coletivo de escuna, incluindo algumas paradas para banho e frutas a vontade, por cerca de 60 reais por pessoa. E aqui vai uma dica valiosa: com um pouco a mais do que isso é possível negociar um passeio exclusivo para o casal com os barquinhos menores. O passeio se torna muito mais relaxante, e ainda é possível personalizar o tempo do passeio e os lugares que você deseja parar.

DCIM101GOPRO

Nosso barquinho particular !!!

Nossa primeira parada foi na Praia de Jurumirim, onde Amyr Klink mantém a única casa do local, sem energia elétrica. Aqui a grande atração é mergulhar nas águas claras e cheias de tartarugas!

DCIM101GOPRO

Mergulho em Jurumirim

Seguimos um pouco adiante, sempre fugindo das paradas das escunas para evitar as grandes concentrações de pessoas. Inclusive atrasamos um pouco nosso almoço, passando direto pela Praia Vermelha para mergulhar próximo a Ilha de Catimbau, onde existe um restaurante que atualmente está fechado pelo Ibama.

Depois, quando a praia vermelha já estava mais vazia, paramos para almoçar. A praia conta com quiosques com boa estrutura para almoço, e obviamente a especialidade é peixe e frutos do mar.

DCIM101GOPRO

Praia Vermelha

Como não queríamos passar o dia todo no mar, voltamos para a cidade logo após o almoço, relaxando no pequeno deck do nosso barquinho.

DCIM101GOPRO

Hora de voltar…

Descansamos um pouco e fomos curtir a noite caminhando pela cidade histórica. Acabamos parando um dos bares em frente à Igreja Matriz para comer alguma coisa e tomar uma cerveja. Esse é o local mais agitado da cidade à noite, cheio de bares e turistas, música ao vivo, ideal para terminar nosso dia.

Paraty

Bares na praça da Igreja da Matriz

Como a volta era longa, no dia seguinte saímos da pousada logo após o café da manhã, parando para almoçar no caminho.

Vamos aproveitar e deixar aqui mais algumas dicas de restaurantes e bares de Paraty:

– Voilá! Bistrot: restaurante francês anexo à Pousada Caminho do Ouro

– Divino Café: cafés, sanduíches, sucos naturais, salgados e bolos

– Paraty 33: gastronomia internacional combinado com ingredientes brasileiros, música ao vivo

– La Luna: restaurante pé na areia, rústico e romântico com clima de luau

– Margarida Café: cardápio contemporâneo com ingredientes brasileiros e internacionais

– Casa Coupê: bar na esquina da igreja Matriz, principal point do centro histórico.

 

E aí… tem alguma dica interessante de Paraty? Compartilha com a gente !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: