Planejando sua viagem em 10 passos

Aproveitando essa onda de revolta sobre o novo imposto de 25% sobre viagens internacionais, o NMN resolveu ajudar você, amigo viajante, a planejar sua viagem e desviar desse e de outros gastos desnecessários.

Primeiramente, achamos muito importante esclarecer o que é esse imposto e como ele pode afetar o seu bolso e todo o setor de turismo. Já lemos muita desinformação pela internet, muita gente achando que terá que declarar e pagar 25% sobre qualquer gasto no exterior. “MEU DEUS E AGORA?!” Calma que o monstro não é tão feio assim… Seus gastos no exterior com cartão de crédito, cartão pré-pago, e saques continuarão sendo taxados em 6,38%, e o câmbio continua cobrando apenas o IOF de 0,38%.

“Mas então esse novo imposto não vai me afetar em nada?” Então.. o monstro também não é tão bonitinho assim… Esse imposto incide diretamente sobre remessas bancárias para compra de serviço turístico prestado por empresas no exterior. Isso prejudica o setor de turismo, que normalmente se utiliza desse meio para pagamento de fornecedores. Consequentemente, pacotes de viagem internacional devem encarecer. Bye bye Disney!

Mas não se desespere! Hoje em dia, com a quantidade de informação disponível na internet, é perfeitamente possível planejar sua própria viagem sem depender de agências. Me arrisco a dizer que é até prazeroso!

Decidir roteiro, planejar os gastos… tudo isso dá trabalho e exige uma certa dedicação. No entanto, é fundamental ter tudo bem planejado antes de fazer as malas. É a única forma de diminuir a probabilidade de imprevistos (eles sempre vão existir!) e garantir que você vai conseguir visitar todos os lugares que deseja, além de economizar muito em relação a pacotes de viagem.

Mas como fazer para organizar sua viagem dos sonhos? Relaxa que o NMN te conta tudo em 10 passos:

  1. Escolha o destino. Parece óbvio, mas escolher um destino que se adeque ao seu perfil, e principalmente que se encaixe na data que você tem disponível, é essencial para o sucesso da viagem. Não vá para o Chile em Dezembro esperando ver neve, por exemplo.

  2. Abra um mapa. Ele é seu melhor amigo! Onde eu quero visitar? Quais as cidades próximas para um bate-volta? Geografia nunca fez tanto sentido…

  3. Pesquisar e listar as principais atrações da(s) cidade(s). É muito importante saber o que você quer fazer na(s) cidade(s), assim podemos seguir para o próximo passo…

  4. Definir a quantidade de dias em cada lugar. Você já sabe tudo que quer fazer na cidade! Então quantos dias serão necessários para conhecer tudo?

  5. Pesquisar a melhor localização para se hospedar. Busque na internet, em blogs, baseie-se na localização dos principais pontos turísticos, ou até mesmo nas avaliações dos sites de hospedagem.

  6. Pesquisar hospedagem (booking, hoteis.com, trivago, airbnb, etc..). Sempre leio e considero as avaliações antes de decidir o lugar que cabe no meu bolso.

  7. Defina a melhor forma de locomoção. Como é o transporte público? Vou precisar alugar um carro? Vale à pena usar táxi?

  8. Planeje seus gastos para não ter surpresa ou estourar o cartão. Eu costumo usar a seguinte conta: diária do hotel + média de valor da refeição + gastos com transporte + passeios (sempre levando uma sobra para emergências e compras). Com isso você tem uma ideia do valor que gastará por dia. Importante: Tickets de atrações e passagens costumam ser mais baratas se você comprar antecipado pela internet.

  9. Estude o clima da região na época da sua viagem. Você não quer encher a mala de roupa de frio e não usar nada, e nem ser obrigado a gastar além do que esperava comprando roupas.

  10. Último mas não menos importante, pesquise informações gerais sobre seu destino. Conheça as leis, os perigos, os costumes… Isso facilitará sua vida durante a viagem e evitará que você caia em alguma roubada ou armadilha para turista (acredite, sempre tem alguma).

Para facilitar ainda mais, dá uma olhada AQUI no planejamento que fizemos para nossa última viagem, uma road trip pela costa da California, passando por Las Vegas e Yosemite.

Ps: O imposto ainda pode ser revogado, então vamos aguardar os próximos passos.

E aí? Tem alguma dica para planejar sua viagem? Compartilha aqui com a gente!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: