Contratar ou não uma agência ?

Olá amigos, ficamos bastante feliz e surpresos com todas as mensagens que recebemos com a noticia da nossa mudança. Faz toda diferença quando você tem pessoas mandando energias positivas e torcendo por você. Legal também saber que tem bastante gente que só precisa de um empurrãozinho pra tomar uma decisão e que somos considerados inspiradores. Tudo isso nos da uma satisfação enorme em mantermos o blog.

Uma das primeiras perguntas que nos fazem hoje referente a mudança é “Vocês fecharam com qual agência ?”

Bem, no caso, para ir para a Nova Zelândia fechamos praticamente tudo sozinhos e se você acompanhou nossas postagens anteriores sabe que a gente fala bastante sobre planejamento e todas as viagens a passeio que fizemos foi por conta própria. Porém em 2011, eu(Stella) fiz um intercambio na Inglaterra o qual foi todo negociado por uma agência, assim, conhecendo os dois lados, achamos que vale colocarmos aqui as vantagens e desvantagens que notamos sobre fechar ou não fechar com agência.

Vantagens:  Consultores experientes no assunto, praticidade em não ter que pesquisar por conta própria, conforto em ter uma equipe para te amparar e a facilidade no parcelamento do pagamento.

Desvantagens: Informações restritas aos cursos oferecidos pelas agencias, não conhecer outras possibilidades de escolas e hospedagens que a agencia não trabalhe, fechar os extras como por exemplo seguros somente com as empresas parceiras da agencia e as taxas de serviços.

Basicamente a FACILIDADE é a principal diferença entre fechar ou não por uma agência, pois com um pouco de paciência, tempo e pesquisa você consegue encontrar as mesmas ou mais possibilidades que uma agência poderia te oferecer.

Em 2011 eu tive somente que escolher o destino, fazer o pagamento e embarcar naquele avião. Admito que minhas pesquisas foram rasas e acabei escolhendo a Inglaterra por um sonho antigo, pelos castelos e pela família Real! rs. O intercambio foi óótimo, mas muitas coisas me serviram de aprendizado incluindo a opção da escola.

281311_245802778777940_7826700_n

 

Contando sobre a Nova Zelândia, nosso primeiro passo foi entender como funcionavam os tipos de curso no país. Permissão de trabalho, tempo de visto, pontuação para residencia e valores são os fatores que precisam ser avaliados. O que mais se adequava a nossa condição era um curso Level 7. O Level 7 é dividido em 3 opções (ooops!! corrigindo essa informação aqui : o Level 7 existe em diversos formatos – Diplomas, Certificados de Graduação entre outros, variando em questão de tempo de curso, opções de visto e etc). Algumas opções do level 7 que vimos são : Bacharel, Diploma e Diploma de graduação, entre outros… Os diplomas tem uma duração menor (1 ano acadêmico) e nós entendemos que é como uma especialização aqui no Brasil. O curso existe em alguns formatos e diversas áreas de atuação. Nós optamos por fazer o diploma em business pela abrangência no mercado de trabalho. Para poder cursar este level você precisa de alguns requisitos como:

  • Ter formação acadêmica (diploma de graduação ou curso técnico); ou
  • Ter pelo menos 2 anos de experiência na área.
  • Ter IELTS com no mínimo nota 6.0 (geralmente as escolas tem um teste equivalente e ai você não precisa prestar o IELTS);
  • Ter no mínimo 18 anos.

Segue abaixo uma tabela que encontramos que resume algumas informações de níveis de cursos da Nova Zelândia e um comparativo do que eles oferecem:comparativo cursos

Ou seja, o nosso Diploma no Level 7 nos da a possibilidade de estudar um ano acadêmico com direito a trabalhar meio período, a aplicação de um visto de pós-estudos por mais 1 ano, além de adquirirmos pontos para aplicação do visto de residencia o que para os nossos planos isso faz todo o sentido.

Nós já estávamos no meio das nossas pesquisas, chegamos a ir em uma feira de intercâmbio que estava tendo na época e além de estar suuper lotada, foi pouco útil para nosso caso. Graças ao Sr. Google hoje conseguimos chegar no detalhe de opiniões pessoais sobre cursos, escolas, escolhas e juntando isso com um pouquinho de cara de pau, enviamos diversos e-mails e podemos dizer que foi fácil encontrarmos contatos direto com as escolas da Nova Zelândia.

E-mails, skype, google, blog, facebook, foi assim que conhecemos a Talita! A Talita é uma brasileira que trabalha na escola NZIOS, que respondia toodos nossos e-mails, desde as dúvidas mais comuns até as mais pessoais, com muita paciência e no detalhe das informações, com aquele delay de fuso horário de 15hs entre Brasil/Nova Zelândia , mas tuudo bem! rs. Ela conseguiu nos passar toda a confiança e tranquilidade que poderíamos ter com uma agência, mas ela estava lá, já tinha vivido aquilo, sabia o que estávamos sentindo, nossos medos e receios. Como nossas pesquisas estavam bem avançadas ela apenas nos auxiliou com documentação, aplicação do visto correto e todas as dúvidas, fazendo com que nós conseguíssemos fazer tudo pro conta própria. Fato engraçado é que quando o nosso visto foi aprovado a Talita foi umas primeiras pessoas a ficar sabendo. Compartilhamos essa felicidade como compartilhamos com nossos amigos, certamente não teria sido da mesma maneira com a agencia. (Obrigada Talita!) 🙂

Por fim, independente da sua escolha por fechar com agências ou conta própria, organização, informação, pesquisas, cara de pau e acima de tudo o PLANEJAMENTO faz a diferença nas suas decisões de viagens. Ouça mais de uma opinião, hoje o google te da a possibilidade de ouvir muuuitas opiniões. Consulte o site da imigração, ele é o meio mais confiável de você ter as informações. Não espere que as informações caiam no seu colo ou apareçam na tela do seu computador. Entenda o seu momento e principalmente o que você REALMENTE quer e não o que os outros querem por você.

😉

6 comentários sobre “Contratar ou não uma agência ?

  1. Oi casal, muito bom o Post de vocês com as perspectivas reais de quem planeja um intercâmbio e não de quem vende um! rs concordo 100% com tudo que falaram, e me sinto privilegiada de poder ter auxiliado mesmo que um pouquinho só com a vinda de vocês, tenho certeza que vão amar esse país tanto quanto eu amo! Venham logo! beijooos #partiuNiuZila =p

    Curtir

    1. Oi Alonso, olha só.. O desejo de voltar a morar fora estava dentro de mim desde o primeiro dia que voltei da Inglaterra (2011). Mas foi depois da nossa viagem para a California (Abril 2015) que voltamos com o sentimento de “Que raios estamos fazendo aqui?” . Dai por diante nossas prioridades mudaram, começamos a pesquisar com calma e em Outubro de 2015 fechamos basicamente tudo: país, curso, escola, passagem. Em Dezembro tiramos o visto e em Março 2016 viemos pra cá ! Basicamente 9 meses de planejamento. 😉

      Curtir

  2. Olá!
    Adorei o Post! Será que conseguiriam tirar 2 dúvidas minhas?
    Muita agência e pessoas me disseram que a escola para a criança no caso do level 8 é pra criança em qualquer idade, mesmo antes dos 5….
    E ninguém sabe me dizer se o IELTS pode ser o general para o level 7…
    No site da imigração não achei essa info também.
    Nao tem nada específico, vcs sabem dizer???
    Muuuuito obrigada!!!
    Marina

    Curtir

    1. Oi Marina! Que bom que gostou do post. Primeiramente faço questão de frisar que não trabalho com vistos, nem com escolas, nem com agências… Mas pelo meu conhecimento, os benefícios para o level 8 são: visto de trabalho full time pro partner e escola grátis para os filhos a partir da primary school, que é mesmo 5 anos. Quanto ao IELTS, acredito que varia de escola pra escola. Nós cursamos um level 7 e não fizemos o IELTS, ao invés disso a escola aplica um teste próprio para avaliar se vc está apto a acompanhar o curso. Se vc estiver planejando fazer tudo sem agência sugiro que envie emails diretamente pras escolas com esse questionamento.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s