Procurando um lar em Auckland

Uma das maiores preocupações de quem está mudando de país é a moradia. Mas como encontrar um lar em uma cidade que você mal conhece? Qual a melhor localização? Onde procurar? O que precisa para alugar? Quanto custa?

Calma que o NMN vai responder essas e outras perguntas, baseado em nossas próprias experiências!

Pra onde ir quando chegar em Auckland?

Primeiramente, não recomendamos que você feche nenhum contrato de aluguel antes de sair do seu país. Gente desonesta existe em qualquer lugar do mundo, até aqui na NZ. É extremamente importante que você visite o apartamento/casa antes de assinar um contrato de longo prazo.

Então, a melhor opção é reservar uma acomodação provisória para se instalar quando chegar na cidade, e durante esse período pesquisar e visitar os candidatos a seu novo “lar doce lar”. Aconselhamos uma visita a sites como Booking e Hostelworld para avaliar as opções. Outra opção é o Luau Accommodation, muito popular entre estudantes brasileiros, já que os donos também são brazucas! Se você tiver vindo com uma agência também pode optar por ficar um tempo em casa de família, o que pode ser bom para o aprendizado do idioma.

Ah mas qual dessas o NMN recomenda? Nenhuma delas rs. Nós optamos em explorar uma outra alternativa, e reservamos um apartamento pelo Airbnb. A experência foi ótima, os proprietários foram muito prestativos (apesar de nem termos nos conhecido pessoalmente) dando dicas do que fazer na região e onde comprar comida, e tudo isso pelo mesmo preço de um quarto duplo em um hostel. Essa escolha foi muito importante pois fez com que nos sentíssemos em casa nesse momento difícil que é a chegada.

Nosso único erro nesse processo foi ter reservado apenas uma semana. Aconselhamos que você reserve no mínimo 2 ou 3 semanas para sua primeira acomodação, pois o processo de procurar o lar ideal pode demorar um pouco, e você não vai querer tomar nenhuma decisão precipitada, não é mesmo?

Screenshot_2016-04-24-20-40-03_1
Nosso primeiro lar em Auckland – Airbnb
Screenshot_2016-04-24-20-40-07_1
Nosso primeiro lar em Auckland – Airbnb

Onde procurar meu novo lar?

Existem muitos sites onde você pode procurar anúncios de casas e apartamentos para alugar como por exemplo:

Você também pode ir pessoalmente a algumas imobiliárias como a Barfoot and Thompson e falar diretamente com os corretores sobre o que você está procurando.

Fique ligado nas comunidades do facebook, como por exemplo a Brasileiros em Auckland. Sempre tem gente anunciando vaga para moradia.

Dica NMN: apesar de todas essas opções para anunciar existem condomínios que preferem não usar essas ferramentas, e apenas colocam uma placa na entrada do prédio com o telefone ou informando que existe apartamento para alugar. E foi assim que nós conseguimos alugar o nosso! Já tínhamos visitado alguns apartamentos e não estávamos gostando de nada, até que passamos na frente de um prédio com uma placa de “rent” e um telefone. Entramos em contato e marcamos de ir visitar. Pronto, negócio fechado!

DCIM100GOPRO
Enfim, nosso “Home Sweet Home”

O que precisa para alugar um imóvel?

Em primeiro lugar, precisa de bastante disposição! Sempre que achávamos um anúncio interessante na internet já pegávamos o celular e saímos mandando mensagem falando que estávamos interessados em visitar (a essa altura você já deve ter um número daqui). Marcada a visita, era só comparecer no endereço, e é aí que vem a parte curiosa. Geralmente as visitas são em grupo. Isso mesmo, um grupo de pessoas “disputando” o apartamento. Foi assim que nos sentimos, quase que um processo seletivo, onde você não sabe se deve puxar papo com o corretor ou fazer alguma pergunta inteligente para tentar ganhar pontos. Se você gostar do apartamento deve enviar um formulário junto com sua documentação, e depois disso aguardar a resposta do proprietário dizendo se te aprova =/.

Também visitamos um apartamento anunciado no facebook. Era um quarto em apartamento dividido com mais 2 pessoas. Bem pequeno, antigo… não era o que estávamos procurando.

Como acabamos fechando direto com a administração daquele prédio que gostamos, a documentação necessária para concluir o processo de locação no nosso caso foi: cópia do passaporte, comprovante de endereço (a escola pode te fornecer), e um formulário preenchido com informações pessoais e referências. No caso das referências eles realmente enviaram um e-mail para confirmar se nos conheciam e se éramos confiáveis (algo do tipo). Além disso tudo, algumas imobiliárias também podem pedir cópias do seu extrato bancário (pode ser o do Brasil).

Qual o valor do aluguel em Auckland?

Obviamente, vai depender do tipo de moradia que você está procurando e da localização. Então vamos nos basear na nossa pesquisa, ou seja, apartamentos de 1 quarto ou studios, ou suites em apartamento/casa dividido, próximos do centro.

A opção mais barata é dividir o imóvel com outros flatmates. É possível encontrar quartos por cerca de 300 nzd por semana ou até menos para casal. Para solteiro fica na casa dos 180 nzd por semana.

Nossa prioridade, no entanto, era encontrar um apartamento ou studio só para nós dois. O valor do aluguel dos apartamentos que visitamos perto do centro estavam entre 340 e 390 nzd por semana.

Um pouco mais afastado do centro é possível encontrar casas alugando aquele famoso “puxadinho”, que aqui eles chamam de unit. Inclusive visitamos um desses, porém o preço não é muito diferente dos apartamentos e studios.

Também é importante notar que existem opções “furnished” ou “unfurnished” (mobiliado ou não). Geralmente os imóveis “unfurnished” já vem com a cozinha toda montada (forno/fogão, geladeira, armários, etc…), e um armário embutido. Nosso studio veio só com a cozinha, o armário, e a cama, porém conseguimos uma mesa de centro e uma poltrona doadas (isso é normal por aqui) e compramos uma mini estante para guardar o restante das roupas.

Outros custos envolvidos no aluguel de imóvel

  • contas de água, luz e internet: fique atento pois alguns aluguéis já incluem alguma ou todas essas despesas. Para se ter uma idéia, nossa internet ilimitada custa 75 nzd por mês e as depesas com água e luz ficam em torno de 35 nzd por mês pra 2 pessoas.
  • Bond e letting fee: na grande maioria dos anúncios você encontrará essas duas despesas que devem ser pagas no dia da mudança. O bond é um depósito de garantia, e caso você devolva o imóvel nas mesmas condições que pegou, é reembolsado. O valor do bond pode variar mas geralmente é de 4 semanas de aluguel. Já a letting fee é a comissão da imobiliária/administradora, e geralmente corresponde ao valor de 1 semana de aluguel.

Qual o melhor lugar para morar em Auckland?

Essa é uma pergunta complicada de responder mas vamos tentar deixar nossa opinião. No início, quando provavelmente você não tem carro, talvez seja melhor morar perto do centro, onde estão localizada a grande maioria das escolas e também das ofertas de emprego para estudantes. Além disso, o transporte público de Auckland, apesar de limpo e pontual, é caro! Então morar afastado pode significar um gasto considerável com transporte.

Por outro lado, é nos bairros mais afastados onde você vai ter aquela verdadeira sensação de estar morando na Nova Zelândia, um país pequeno, tranquilo, seguro… tudo aquilo que você sonhou quando saiu do Brasil. Pra nós é só questão de tempo (e dinheiro) para irmos morar numa casinha mais afastada do centro.

 

Esperamos ter ajudado a planejar sua mudança, ou pelo menos ter matado sua curiosidade sobre o assunto. Caso tenha alguma outra dúvida ou algo a acrescentar sobre o tema, comenta aí !!!

11 comentários sobre “Procurando um lar em Auckland

  1. Ótimo post! Ajuda muito a entender como funciona essa parte de moradia aqui. Estou na mesma situação que citaram, à “disputa”/procura por um studio no centro de Auckland para mim e o meu noivo! Não está fácil. Será que vcs poderiam me passar o endereço de onde estão para que eu possa ver se ainda há algum disponível nesse estilo por favor?

    Curtir

    1. claro… fica na esquina da Quay st com a Tangihua st … bem na frente do Countdown 24 hs da Quay… dá uma passada por aqui e pergunta pela Carolyn na recepção. E fiquem tranquilos que logo vocês acham o seu “home sweet home”!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s