Quanto custa viver em Auckland?

Acabamos de completar 3 meses morando nessa beleza de país que é a Nova Zelândia, especificamente em Auckland, e acho que chegou a hora de falar de um dos maiores defeitos da cidade: O CUSTO DE VIDA! 😩💸

Dizem que tudo que é bom custa caro, e o custo de vida de Auckland é bem alto, principalmente pra nós estudantes que queremos morar perto do centro e das escolas e só podemos trabalhar 20 horas por semana.

Nosso objetivo é convencer as pessoas a depositar dinheiro na nossa conta ajudar você que quer vir pra cá a se planejar financeiramente e evitar perrengues e surpresas desagradáveis. Sendo assim vamos detalhar todos os nossos gastos semanais e mensais para que você tenha uma idéia do que te aguarda.

Lembrando que somos um casal, sem filhos, estudando e trabalhando 20 horas (ou quase isso) por semana. Essa é a NOSSA realidade, e os gastos podem variar bastante dependendo do seu estilo de vida.

Agora sim vamos ao que interessa:

Moradia + Despesas

Aqui é onde a maior parte do seu orçamento vai pro ralo. Moramos num studio a 800m da Queen Street (principal rua do centro) que nos custa $390/semana (pagos quinzenalmente $780), porém relocamos nossa vaga de garagem por $50/semana, o que diminui nosso custo com aluguel para $340/mês. Além disso pagamos $75/mês de internet (ilimitada), $40/mês de plano de celular, cerca de $70/mês de água e $95/mês de energia, em média. Resumindo: $1640/mês ou $410/semana.

Considerações:

  • Quanto mais longe do centro mais barato é o aluguel.
  • Se você estiver disposto a dividir um apartamento ou uma casa, pode sair mais barato.
  • Água e Energia são mais caros no centro da cidade.
DCIM100GOPRO
Nosso pequeno grande studio

Alimentação

Alguns hábitos podem influenciar bastante nos seus gastos com alimentação. A Stella é vegetariana, portanto não comemos carne aqui em casa, o que certamente nos gera uma boa economia pois esse pode ser o ítem mais caro do carrinho de compras. No lugar da carne consumimos muitas verduras, cogumelos, grãos, ovos e frutas. Também não temos o hábito de consumir bebida alcóolica com frequência. Na média podemos dizer que gastamos cerca de $100/semana de mercado. As vezes também comemos fora, compramos pizza, lanches, doces, etc (ou você achou que éramos desses casais 100% natureba?). Gastamos em média $30/semana comendo fora de casa, o que nos gera um total de $520/mês ou $130/semana com alimentação.

Considerações:

  • Os 3 principais mercados daqui são o Pak’n’Save, Countdown e New World. Se tiver curiosidade, você pode entrar no site e fazer uma pesquisa de preços.
  • Não existe Pak’n’Save perto do centro.
  • Também compramos vegetais em alguns mercadinhos asiáticos.
  • Nos gastos de mercado também estão inclusos ítens de higiene pessoal.
PakNSave-Albany-Aisles
Pak’n’Save S2

Transporte

Morar perto do centro tem suas vantagens. Como vamos para a escola a pé, nossos gastos com transporte se resumem a ida e volta do trabalho ou algum passeio mais longe, o que dá em média $100/mês ou $25/semana.

Considerações:

  • Estudantes tem desconto nas tarifas com o cartão At Hop.
  • A tarifa do transporte público é cobrada de acordo com a distância percorrida, num sistema de zonas. Pra entender melhor, consulte o site do At hop
Ticket-Machines-Sturges-Welcome-Screen-Sep-12
At Hop top up machine

Diversão + Outros

Você não está pensando em vir pra Auckland e ficar enfiado dentro de casa todos os dias né? Nós também não, e por mais que estejamos sempre procurando passeios e atividades gratuitas, sempre tem aquela festinha do pessoal da escola, um churrasco com os amigos, um cinema no meio da semana ou uma cerveja na sexta à noite. Fora isso, você ainda pode precisar comprar algum remédio na farmácia, um adaptador novo, algum material pra escola. Pode colocar um mínimo de $80/mês ou $20/semana.

Gastos Extras

Tudo que foi escrito até aqui reflete nossos gastos regulares durante uma semana ou um mês, no entanto quem está se mudando pra uma cidade nova irá inevitavelmente se deparar com outros gastos como bond e letting fee do aluguel (falamos mais aqui), bond pra água e energia, tradução de CNH, compra de utensílios domésticos e talvez alguns móveis. Também não incluímos nessa conta uma viagem de 2 dias que fizemos pra Rotorua (lá tem o quanto gastamos). Somando todas essas despesas extras, gastamos mais de $3000, e mesmo que o bond do aluguel, água e energia sejam reembolsáveis ao final do contrato, é melhor preparar preparar o bolso.

Resumo da missa

Moradia + Despesas: $410/semana

Alimentação: $130/semana

Transporte: $25/semana

Diversão + Outros: $20/semana

Total: $585/semana ou $2340/mês (casal)

Se levarmos em consideração o salário mínimo da NZ que é 15.25/h, mesmo que o casal consiga trabalhar as 20 horas permitidas por lei (o que não é tão fácil), o ganho líquido semanal será inferior a média de NOSSOS gastos. É claro que existem trabalhos que pagam mais que o mínimo, mas isso é assunto pra um outro post 😉!

Esperamos que esse post te ajude a se planejar ou tomar uma decisão. Também queremos saber de você leitor, qual o custo de vida na sua cidade? Compartilha com a gente sua experiência! Quem sabe você também nos ajuda a reduzir nossos gastos 😅.

 

 

 

8 comentários sobre “Quanto custa viver em Auckland?

  1. Belíssimo post!
    Para as contas baterem com o salário mínimo vocês teriam que morar em um apto dividindo apartamento em um quarto duplo pagando no máximo nzd 200. 00 semanal… a qualidade do quarto não eh a mesma, a privacidade não será a mesma pois vai morar com desconhecido… mas pra morar no centro e ganhar o salario minimo… eh isso aí. ..

    Curtir

  2. Irei para Auckland em Setembro e ficarei 3 meses. Já estuu com homestay pago, porem não sei o local ainda, então no faço ideia do gasto com transporte.
    Mas minha dúvida está quanto ao gasto médio com almoço pelo centro da cidade.

    Curtir

    1. Fala aí Akiles! Legal que está vindo pra cá. Quanto ao transporte, quando souber o endereço da homestay consulta o site do at hop ( at.govt.nz ) que dá pra simular as tarifas. Sobre o almoço, você encontra opções de $5 (sushis, kebabs, pizzas, subway) até pratos de $10 em restaurantes locais.

      Curtir

  3. Estou planejando minha ida para setembro. Também sou vegetariana. Pretendo estudar e trabalhar. Seu post foi muito bom para ter uma ideia de quando terei de despesa por aí.
    Pelo que entendi, é melhor morar perto da escola do que homestay mais afastado, porque o gasto com transporte é maior do que com alimentação diária.
    O que me diz sobre ficar em hostel (quarto individual)?
    Obrigada

    Curtir

    1. E aí Lilian! Legal que está pensando em vir estudar aqui! Particularmente, nós pensamos que a melhor coisa a se fazer, ao menos nos primeiros meses, seria morar no centro perto da escola, tanto para economizar quanto para conhecer melhor a cidade, e aí sim depois escolher onde quer morar. Você deve encontrar quartos individuais entre 180 e 250 nzd no centro. Geralmente os quartos de hostel são mais caros que isso. Talvez sirva pra vc chegar e ficar enquanto não acha outra opção mais barata.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s