Road Trip de Auckland a New Plymouth: 5 dias de campervan

Ah férias… Pela primeira vez desde que chegamos na NZ conseguimos 5 dias seguidos de folga do trabalho e da escola! E é claro que aproveitamos pra explorar mais um pouco desse país maravilhoso!

Dessa vez nosso destino foi New Plymouth, por motivos de queremos morar lá no futuro! E também decidimos experimentar uma das formas mais populares de viajar por aqui: o camping. Alugamos nossa campervan na Spaceship Rentals e pagamos menos do que um aluguel de carro convencional, e com tudo incluso: fogão portátil, cilindros de gás, geladeira, aquecedor, todos os utensílios de cozinha e roupa de cama.

De Auckland a New Plymouth são 360 km de estrada pela rota mais curta, mas escolhemos passar por algumas outras cidades que queríamos conhecer antes de chegar no nosso destino final. Dá uma olhada nossa rota:

Screen Shot 2016-09-06 at 11.08.37 AMScreen Shot 2016-09-06 at 11.03.23 AM

Hamilton

Nossa primeira parada foi em Hamilton, onde visitamos rapidamente o Waikato Museum (grátis 😀) e almoçamos ali no centro da cidade. Mas o principal motivo de termos parado em Hamilton foi a visita ao Hamilton Gardens, um parque público as margens do Waikato River (grátis também😀). A principal atração do parque são os jardins temáticos, além de um lindo lago cercado por gramados verdes e bem cuidados. Recomendamos a visita, mas espera a primavera chegar de vez porque no inverno faltam flores e cores.

Hamilton Gardens

Raglan

Ainda de tarde partimos em direção a Mecca do Surf aqui na NZ. Raglan é bastante famosa entre os surfistas do mundo todo por possuir “the longest, most accessible and consistent left-hand break in the world”, ou a mais longa, acessível e consistente onda de esquerda do mundo, localizada em Manu Bay, que inclusive já apareceu em alguns filmes do gênero. Passamos frio nossa primeira noite no Solscape, um camping que respira sustentabilidade, oferece aulas de ioga, surf, massagem, e uma vista incrível.

Vista do Camping

Assim que acordamos fomos até Manu Bay e pudemos assistir a um campeonato de surf entre escolas da região que estava rolando naquela manhã de terça (isso mesmo, você leu certo). A vibe da cidade é muito boa e queremos voltar no verão pra cair na água e quem sabe tomar uns caldos!

Antes de seguir viagem ainda paramos para conhecer a Bridal Veil Falls, uma cachoeira localizada a 30 min de Raglan. Uma curta trilha pela floresta leva até o topo da cachoeira, e uma longa sequência de degraus te leva ate a base dos 55m de queda. Vale o sacrifício da subida na volta!

Bridal Veil Falls

New Plymouth

Nossa idéia era chegar em New Plymouth no fim da tarde então caimos na estrada. A próxima parada seria na pequena cidade de Kawhia, localizada a 30km da cachoeira. O que não sabíamos é que esses 30 km seriam quase todos percorridos em estrada de chão. Não chega a ser uma estrada terrível, mas deixa os 30km bem mais longos! Chegando em Kawhia estacionamos a campervan de frente pro mar e usamos nosso fogão pela primeira vez.

Conforme planejado chegamos em New Plymouth no finzinho da tarde (perdemos o pôr do sol por pouco). Nossa segunda noite foi no Belt Road Seaside Holiday Park, outro camping fantástico, estrutura de primeira e vista pro mar.

No dia seguinte acordamos dispostos a caminhar pela Costal Walkway, um calçadão que percorre toda a costa da cidade, até a Te Rewa Rewa Bridge, um dos pontos turísticos da cidade. Foram 6km de caminhada até a ponte, sempre beirando o mar e com lindas paisagens, mas preferíamos ter feito de bike, skate, patinete, velotrol, qualquer coisa… pois acabou sendo um pouco cansativo e demorado (principalmente a volta 😓).

Costal Walkway
Te Rewa Rewa Bridge (com o Mount Taranaki ao fundo)

No fim da tarde pegamos o carro e dirigimos por 50km até o Cape Egmont Lighthouse, um farol construído em Londres em 1864 e trazido e montado na NZ no ano seguinte. Estacionamos nossa campervan e assistimos ao pôr do sol mais lindo de todos. De um lado o sol caindo lentamente  sobre mar, e do outro o farol e o imponente Mount Taranaki , que parecia mudar de cor conforme o céu ficava mais rosa.

De um lado o pôr do sol
Do outro o Mount Taranaki e o Lighthouse

New Plymouth é pequena, as pessoas são muito amigáveis e te cumprimentam pela rua, mas apesar do tamanho, a cidade é vibrante, com galerias de arte modernas, restaurantes, parques, um clima bem diferente de Auckland por exemplo. Sim, continuamos com planos de morar lá no futuro.

Mount Taranaki

Depois de passar mais uma noite em New Plymouth, partimos para o Mount Taranaki, ou Mount Egmont como também é conhecido.  A montanha, que é incrivelmente simétrica, fica dentro do Egmont National Park e a 30km de New Plymouth.

Screen Shot 2016-09-06 at 7.52.22 PM
Simetria, gostamos.

Alguns minutos de estrada morro acima e a neve já começava a aparecer. Chegando no Visitor Centre você encontra um estacionamento e uma boa estrutura com banheiros, um café e até um pequeno museu sobre a montanha, além é claro de informações sobre as trilhas e passeios. Existem opções pra todos os gostos, desde pequenas caminhadas de 15 minutos até trilhas de 2 dias em volta da montanha, ou quem sabe uma escalada de 6 horas até o topo.

Começo da trilha

Ainda estávamos cansados da andança do dia anterior então decidimos pegar o caminho curto de 15 minutos só pra tirar umas fotos e aproveitar um pouco do visual. Pegamos o caminho errado e andamos cerca de 45 minutos por dentro de uma floresta com muita neve, o que no fim das contas acabou valendo a pena.

No meio da floresta

Também existe uma estação de esqui no Mount Taranaki, localizada na face leste da montanha, mas não foi dessa vez que fomos conhecer.

Mokau

Saímos da montanha no início da tarde e dirigimos até Mokau, uma cidadezinha bem pequena, daquelas que só tem uma igreja, um museu e um açougue, literalmente um do lado do outro. Era apenas uma parada estratégica para passar a noite antes de voltarmos pra Auckland, mas deu pra aproveitar o fim da tarde e explorar um pouco da região.

DCIM101GOPRO

Passamos a noite no Whitebait Inn, que além de camping também funciona como um restaurante com lanches deliciosos 😋.

Waitomo

Logo que começamos a planejar essa viagem compramos tickets no BookMe para conhecer as Waitomo Caves, famosas pela presença das Glow Worms, uma larvinha que brilha no escuro (acho que é o jeito mais simples de explicar). Nosso passeio era o mais simples (e barato 😁) dentre as muitas opções disponíveis e estava marcado para as 10am. O lado bom é que dá pra voltar várias vezes pra fazer rafting, rapel, e todos os outros passeios nas cavernas.

Sobre o nosso passeio, caminhamos por dentro de uma das inúmeras cavernas da região e pudemos ver as famosas Glow Worms brilhando. Quanto mais escuro mais pontinhos brilhantes apareciam. Em alguns momentos a sensação é de estar olhando para um céu estrelado. Uma pena que nossas câmeras não são capazes de registrar a experiência.

Na saída da caverna ainda paramos em uma cabana para tomar um chá feito de uma erva típica da NZ. O passeio durou aproximadamente 1 hora.

DCIM101GOPRO
Waitomo Caves (não sabemos tirar foto no escuro)

Hora de pegar o caminho de volta! Mas antes algumas considerações sobre nossa viagem:

• Viajar de campervan foi uma experiência muito legal, todos os campings que ficamos possuem uma estrutura excelente de banheiro e cozinha e são seguros. É uma forma muito comum e barata de viajar por aqui!
  • Não se engane pelo sol e céu azul das fotos. Na época que viajamos (começo de Agosto) estava bastante frio e de noite a temperatura chegava a 2 graus, por isso sempre optamos por campings com pontos de energia, assim dormíamos com o aquecedor ligado!
  • Depois de 6 meses morando no centro de Auckland, encontramos nas cidades menores o verdadeiro estilo de vida Kiwi. Foi bom pra relembrar o porque decidimos sair de SP e nos mudar pra NZ!

Custos

Como sempre, vamos detalhar aqui o quanto gastamos nessa trip:

• Campervan: $ 132.00 (aluguel 5 dias + lavagem simples antes de entregar)
  • Camping Solscape: $ 40.00 (1 noite p/ 2 pessoas)
  • Camping Belt Road: $ 85.80 (2 noites p/ 2 pessoas)
  • Camping Whitebait: $ 30.00 (1 noite p/ 2 pessoas)
  • Alimentação: $ 84.30 (incluindo mercado + o que gastamos comendo fora)
  • Combustível: $ 177.16
  • Waitomo Caves Ticket: $ 59.00 (2 entradas)
  • TOTAL: $ 608.26

Curtiu? Então assista os VÍDEOS DA NOSSA VIAGEM aqui!

E aí, tá esperando o que pra cair na estrada?!