Tongariro Crossing

Enfim, depois de 2 anos morando nesse país incrível, tomamos coragem para fazer o Tongariro Crossing. Considerada uma das melhores trilhas de 1 dia do mundo, a trilha faz parte do Tongariro National Park, classificado com Patrimônio Natural da UNESCO, e atravessa terrenos vulcânicos e lagos coloridos formados nas diversas crateras do Mount Tongariro, passando também pela base do Mount Ngaruhoe, conhecido pela famosa aparição em Senhor dos Anéis como Mount Doom ou Montanha da Perdição na tradução.

A distância total do percurso é de aproximadamente 19.5 km e a duração varia de acordo com sua velocidade e quantidade de paradas. Acredite, você irá parar por várias vezes para descansar e principalmente para tirar um milhão de fotos, porque o visual é de tirar o fôlego. Nós levamos pouco menos de 7h pra completar o percurso.

IMG-20180415-WA0002

Início da trilha

A caminhada começa de um lado do parque e termina do outro, então é necessária a utilização dos serviços de shuttle para que te levem até o começo da trilha e depois te busquem no final ($40 nzd por pessoa). Outra alternativa, talvez a mais utilizada, seria estacionar o carro no final da trilha e contratar o shuttle somente para ir do final da trilha ao início ($30 nzd por pessoa). Mas como estávamos em 6 pessoas e gostamos de economizar, optamos por uma solução ainda mais barata.

Segue a dica do NMN: compramos o ticket one way por $30 para apenas uma pessoa. Essa pessoa, no caso esse ser que vos escreve (Gustavo), largou todo mundo no começo da trilha e dirigiu os 20min em direção ao fim da trilha. Lá estacionei nossa van e peguei o shuttle em direção ao início da trilha, onde encontrei o resto do pessoal depois de quase 1 hora, prontos pra começar a caminhada. A logística parece complicada mas funciona e sai bem mais barato!

IMG-20180426-WA0019

Seguimos caminhando

Sobre a trilha, nada que escrevermos aqui dará a dimensão da beleza e ao mesmo estranhesa das paisagens pelas quais passamos. As montanhas rochosas cobertas de neve, os lagos multicoloridos, as planícies que mais parecem outro planeta… Cada detalhe da longa caminhada vale a pena ser observado com atenção. Tudo bem as últimas 2 horas são um pouco chatas e você apenas caminha por dentro de uma interminável floresta, mas esse é um preço muito pequeno a pagar. A estrutura, como já de costume por aqui, é excelente. Tudo é bem sinalizado e existem banheiros por todo o percurso.

IMG-20180414-WA0033

Are you?

IMG-20180415-WA0030

Outro planeta?

Como é de se esperar de uma trilha de quase 20 km, é necessário o mínimo de condicionamento físico para suportar as longas subidas pelo caminho. Algumas partes do trajeto são bem desafiadoras e presenciamos algumas pessoas com certa dificuldade, principalmente se as condições climáticas não forem as melhores.

Falando em clima, a melhor época para fazer a trilha é de Outubro a Abril. Durante o inverno (Junho, Julho e Agosto) as condições são bastante adversas e o acesso a trilha só é recomendado acompanhado de um guia. Veja AQUI uma das opções de tour guiado.

IMG-20180415-WA0022

Praticamente no meio da trilha. Agora não dá mais pra voltar.

IMG-20180426-WA0010

Muita neblina

Onde ficar: existem diversas opções de acomodação no National Park, de hostels a hotéis 4 estrelas. E pra te ajudar a economizar toma aqui esse link do BOOKING com 10% desconto!

Como você já deve ter percebido pelas fotos, acabamos “escolhendo” um fim de semana bem atípico no mês de Abril e o clima estava terrível. Uma grande massa de ar frio havia causado tempestades e alguns estragos na região durante a semana, sem contar a temperatura que estava muito mais pra inverno do que qualquer outra coisa. Mesmo assim, com a visibilidade comprometida (pra não dizer toda cagada), com chuva e frio, a experiência foi fantástica e só nos deixou com vontade de fazer de novo com o tempo aberto.

Quer mais fotos? Lá vai…

 

Lembre-se que a Kiwi Education é nossa parceira e pode te ajudar a vir para a Nova Zelândia estudar, trabalhar, ou os dois! Clica aqui no logo!

logo

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: